Dia 24 de outubro é o dia mundial de conscientização no combate à poliomielite.
Também chamada de paralisia infantil, é um vírus que pode causar paralisia, facilmente evitável por vacinação contra a poliomielite.
Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.
Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.
Uma pessoa pode transmitir diretamente para a outra. A transmissão do vírus da poliomielite se dá através da boca, com material contaminado com fezes (contato fecal-oral), o que é crítico quando as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças mais novas, que ainda não adquiriram completamente hábitos de higiene, correm maior risco de contrair a doença.
A doença deve ser evitada tanto através da vacinação contra a poliomielite de medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos. As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação também são fatores que favorecem a transmissão da poliomielite. Logo, programas de saneamento básico são essenciais para a prevenção da doença.
No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal de saúde e durante as campanhas nacionais de vacinação. A vacinação contra a poliomielite oral trivalente deve ser administrada aos dois, quatro e seis meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o outro entre quatro e seis anos de idade. Também é necessário vacinar-se em todas as campanhas.
O Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana pede a sua ajuda na eliminação da poliomielite no mundo! Vacinem sempre seus filhos!
Comissão de imagem pública.
Comissão de Fundação Rotária.
Já está no meu face! Não importa o club. Importa a acao. Parabéns companheiros
ResponderExcluir